Colonoscopia
Dúvidas Frequentes

1) O que é a colonoscopia?
Colonoscopia é um método diagnóstico e algumas vezes terapêutico, que consiste na introdução de um cabo de fibra ótica, pelo ânus para estudar o intestino grosso. Sob visão direta em um monitor, o médico que realiza o exame, pode visualizar os segmentos do intestino grosso (reto, cólon sigmóide, descendente, transverso, ascendente e ceco), até a porção final do intestino fino(delgado), chamado íleo terminal. Para a realização do exame, o paciente é submetido à sedação sob supervisão e monitorização de um médico anestesista, ou seja, recebe um medicamento endovenoso para atenuar o desconforto da progressão do aparelho pelo intestino.

2) O que são pólipos e porque são removidos?
Pólipos são áreas de crescimento anormal da mucosa do cólon, que são usualmente benignos (não cancerosos). Eles variam em tamanho, aspecto e número. Os pólipos são removidos sempre que possível e enviados para análise. Câncer pode iniciar nos pólipos, portanto removê-los significa uma importante prevenção do câncer colorretal.

3) Quais são as possíveis complicações da colonoscopia?
Uma possível complicação rara é a perfuração, que se ocorrer, o paciente precisará ser submetido à tratamento cirúrgico. Sangramento pode ocorrer no lugar da biópsia ou polipectomia, mas é geralmente auto-limitado. Pode parar espontaneamente ou ser controlado através do colonoscópio; porém raramente requer tratamento posterior. Alguns pacientes podem ter reações aos sedativos, ou complicações de doenças cardíacas ou pulmonares.
Complicações após colono são incomuns; mas é importante reconhecer sinais precoces de possíveis problemas.
Contate seu médico se notar dor abdominal severa, febre e calafrios, ou sangramento retal maior que meio copo caso não seja possível o contato, procure um pronto-atendimento.

4) Quais são as contraindicações da colonoscopia?
As contraindicações da colonoscopia podem ser absolutas ou relativas. A colonoscopia deve ser contraindicada de maneira absoluta quando um paciente apresentar qualquer suspeita clínica ou radiológica de abdômen agudo perfurativo, diverticulite aguda, de megacólon tóxico ou abdome agudo obstrutivo.
A polipectomia está contraindicada quando o preparo do cólon não estiver adequado.

Outras contraindicações da colonoscopia são relativas, sendo as mais importantes:
Infarto recente do miocárdio,
Embolia pulmonar recente,
Neutropenia importante,
Gravidez após o 2º semestre,
Grande aneurisma de aorta ou de ilíaca,
Grande esplenomegalia,

5) Como é realizado o preparo antes do exame de colonoscopia?
É necessária uma preparação prévia ao exame, o intestino deve estar totalmente limpo, sem a presença de fezes. Para isso é necessária uma dieta no dia anterior ao exame e o uso de laxativos, no dia anterior e dia do exame. A maioria dos preparos utiliza o Manitol, que é um tipo de açúcar que promove diarreia quando ingerido no dia do exame.

6) A colonoscopia examina bem o ânus?
Não. O exame é um método endoscópico que permite analisar adequadamente todo o intestino grosso (cólon) e os últimos centímetros do intestino delgado. Entretanto, este não é o melhor método para avaliar as doenças do ânus. Avaliação adequada, incluindo a prevenção do câncer anal, é melhor com instrumentais apropriados no consultório proctológico.