Endoscopia
Dúvidas Frequentes

1) O que é a endoscopia digestiva alta ?
É um exame que permite visibilizar e analisar a mucosa da parte superior do seu trato gastrintestinal, que inclui esôfago, estômago e duodeno (até segunda porção do intestino delgado), sendo realizado através de um tubo fino e flexível, chamado endoscópio, o qual possui lentes e luz próprias, onde é transmitida a imagem para um monitor. Sua duração geralmente é de menos de 10 minutos, sendo possível inclusive tratar lesões, retirar pólipos e realizar biópsias. O exame é feito com o paciente sob sedação endovenosa e assim que despertar será encaminhado para uma sala de recuperação, onde será servido um lanche e posteriormente receberá alta com orientações.

2) Quais os motivos para ser submetido a endoscopia digestiva alta é realizada ?
As razões são diversas, dentre elas sintomas, como dor abdominal, náusea, vômitos, dificuldade para engolir, sangramento, queimação, controle de antecedente pessoal ou familiar de câncer do trato gastrointestinal, doença celíaca, doença de Crohn entre outros. Pode-se ainda obter biópsias (pequenas amostras de tecido) para diversos fins, como diagnosticar a presença de Helicobacter pylori, uma bactéria que ocasiona gastrites e úlceras. A endoscopia também pode ser terapêutica, utilizada no tratamento de diversas doenças, como dilatação de áreas estreitadas, interromper sangramento de úlceras, ocluir varizes no esôfago e retirada de tumores benignos e malignos.

3) Para realizar o exame, posso tomar minhas medicações habituais ?
Depende. Se for hipertenso, pode e deve tomar as medicações inclusive no dia, porém diabéticos, suspender o uso antes do exame. Informe seu médico sobre os medicamentos que está fazendo uso, especialmente AAS e similares, anticoagulantes, calmantes e antidepressivos. Também não esqueça de avisar sobre alergias e reações anteriores a medicamentos.

4) O exame pode ser realizado em gestantes ou mulheres que amamentam ?
Não é recomendado! Apenas se os riscos forem considerados menores que os benefícios do exame, após discussão entre a paciente e o seu médico. Se estiver grávida ou amamentando, algumas medicações não podem ser utilizadas, portanto essa informação deve ser fornecida ao agendar o exame. Após a realização do mesmo, recomenda-se que o leite seja retirado completamente por bombinha após 6 horas da realização do exame e descartado. Depois disso a amamentação pode ser realizada sem riscos ao bebê.

5) O que acontece após a endoscopia digestiva alta ?
Você será monitorizado por profissional qualificado e aparelhos até que a maioria dos efeitos da medicação desapareça. Sua garganta pode ficar um pouco desconfortável e pode sentir necessidade de arrotar pelos gases que foram introduzidos no seu estômago durante o exame. Como recebeu sedativos para a realização do exame, algum acompanhante deve conduzi-lo para casa e ficar com você. Mesmo que esteja acordado e disposto, seu raciocínio e reflexos podem ficar prejudicados pelo resto do dia, não sendo possível dirigir ou operar máquinas. Além do efeito calmante e hipnótico (sono), o sedativo costuma causar amnésia, portanto é comum não se lembrar depois da realização do exame e de alguns episódios ao longo das horas seguintes. Você pode comer normalmente após o exame, só devendo aguardar que a anestesia da garganta perca o efeito para não correr o risco de engasgar.

6) Quais são as possíveis complicações da endoscopia digestiva alta ?
Apesar de possíveis, as complicações são raras quando é realizada por médicos que foram especialmente treinados e experientes nestes procedimentos. A mais comum é o sangramento local após uma biópsia (retirada de fragmento da mucosa para exame) ou polipectomia (retirada de pólipos), mas geralmente é pequeno e para sozinho. Outros riscos potenciais incluem reação aos sedativos utilizados, complicações de doenças do pulmão ou coração e perfuração. É importante reconhecer sinais iniciais das complicações. Se você apresentar febre, dificuldades para engolir e dor na garganta, no peito ou no abdome que seja intensa ou que aumente progressivamente, contate seu médico.