Dicas - A sensibilidade ao glúten na ausência da doença celíaca
Doença celíaca Sensibilidade ao glúten não celíaca
A doença celíaca é um distúrbio inflamatório crônico do intestino delgado. É uma desordem sistêmica autoimune, desencadeada pela ingestão de glúten em indivíduos suscetíveis. O que é A sensibilidade ao glúten não celíaca é uma forma de intolerância ao glúten quando a doença celíaca e a alergia ao trigo foram excluídas.
Glúten presente no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados ( malte, espeita, kamut, trighilho, etc). O que não comer Glúten presente no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados (malte, espeita, kamut, trighilho, etc)
Celíacos apresentam reação com quantidades mínimas de glútem e por isso devem seguir uma rigorosa dieta isenta desses cereais, evitando danos ao organismo e o aparecimento de outras doenças autoimúnes. Grau de resposta A medicina ainda não tem uma resposta exata sobre que quantidade de glúten os sensíveis (SGNC) podem suportar sem que isso represente danos ao seu organismo. Por enquanto a recomendação é que os sensíveis também façam uma rigorosa dieta sem glúten.
1% da população mundial é celíaca. Números de atingidos Ainda há poucos estudos sobre SGNC. Estima-se que 6% da população mundial tenga sensibilidade ao glúten.

Fonte: Imran Aziz, Marios Hadjivassilou, David S. Sanders - British Medical Journal - Brasil